Meliponicultura

A Meliponicultura é a criação racional de abelhas nativas sem ferrão e é uma atividade que vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos.
A meliponicultura ajuda na preservação de muitas espécies de abelhas nativas do Brasil, contribuindo para a proteção de todas as abelhas de um modo geral e atuando contra o uso exagerado de agrotóxicos e pesticidas.



Meliponicultura como fonte de renda alternativa

A atividade comercial na meliponicultura é de extrema e fundamental importância para o crescimento, reconhecimento e valorização dessa nobre atividade. Pois ajuda diretamente os meliponicultores e também outras pessoas envolvidas na atividade em conseguir obter uma renda alternativa e também ajuda na motivação e incentivo de novos meliponicultores, que por sua vez os transmitem seus conhecimentos sobre as abelhas nativas e seus benefícios para a humanidade e meio ambiente. Quando uma determinada atividade é considerada muito importante, a humanidade costuma dar mais valor à ela. Mesmo para quem não cria ou produz o mel de abelhas nativas, pode contribuir indiretamente comprando seus produtos e incentivando a meliponicultura.


Famílias em zonas rurais ou áreas de proteção ambiental, conseguem na meliponicultura uma importante fonte de renda alternativa.

Produção de mel

O mel produzido pelas abelhas nativas é mais perecível, devido à maior quantidade de água, em que o teor de umidade do produto final oscila entre 40 e 50%. Além disso, a produção do mel de abelhas-sem-ferrão é muito menor. Mas por outro lado o preço do mel produzido é muito mais elevado.


Dependendo da espécie a produção anual pode variar de 1 a 8 litros de mel por ano.

Produção de cera

A cera de Abelhas sem ferrão são utilizadas por elas para construir suas estruturas de ninho, invólucro e potes de mel, em geral para as abelhas produzirem 1kg de cera, são necessários 7 litros de mel. Portanto fornecer cera para as abelhas é poupar muito trabalho para elas. No mercado atual existe a cera de Apis Melífera que pode ser misturada com cera e geoprópolis de ASF. Mas o valor da cera pura de ASF também é muito elevado e tem pouca oferta.


A cera é secretada através de glândulas cerígenas pelas operárias.

Produção de própolis e geoprópolis

O própolis é muito procurado devido as suas ações anti-microbianas. Tanto o própolis como o geoprópolis podem também ser usados para confecção de atrativos para captura de enxames.


As abelhas coletam resinas das plantas para a produção de própolis e geoprópolis.

Produção de colméias matrizes para outros meliponicultores

A multiplicação de colmeias é uma atividade bastante comum na meliponicultura e visa o aumento do plantel, seja para aumento de produção de mel, própolis, etc. ou para a venda de colméias para outros produtores.


A multiplicação de colônias vem sendo aprimoradas e melhoradas através de várias técnicas diferentes.


Como Iniciar na meliponicultura

Disponibilizamos em nosso blog informações e dicas de como iniciar na meliponicultura. Saiba mais...




Dicas de manejo e como Iniciar na meliponicultura

Disponibilizamos em nosso blog informações e dicas de como iniciar na meliponicultura. Saiba mais...

Acesse nosso Blog:


Acompanhe nosso canal e saiba como iniciar na meliponicultura: